Sobre o Inumeráveis

Aida Rachel da Rocha Caldeira Braat

1980 - 2021

Com sua risada marcante, manteve a alegria presente independente das adversidades.

Aida Rachel era neta de Aida Maria, filha de Rosário, irmã mais velha de Isabela e João Antônio. Além disso, era mãe de três: Maria Eduarda, Nicolas e Davi. Para a família e amigos, era simplesmente a amada Quequela.

Nas horas vagas, em diferentes momentos, foi Papai Noel, Fada do dente, Coelhinho da Páscoa e outros tantos, tudo para arrancar risada de qualquer um dos filhos, da mais velha aos mais novos. Muito protetora, carregava os três em um bonito colar, representados em um pingente de três crianças de mãos dadas. Rachel dizia aos quatro ventos que eles eram a sua razão de viver. Declarava com frequência o seu amor: "vocês são o meu tudo".

Ela gostava de dar a mão na hora de dormir, assistir filmes em família e cozinhar receitas novas. Fazia o melhor macarrão à carbonara da vida. Costumava cantarolar Coldplay pela casa e gostava de dar risadas irônicas, não levava desaforo nenhum para casa. De gênio forte e coração mole, gostava da família reunida.

Pensava em voltar para a universidade. Apesar das dificuldades, era alegre, tão alegre que até hoje a lembrança de sua risada acalenta os corações de seus familiares e amigos.

A verdade é que Aida Rachel deixou saudades. Nas palavras da filha Maria Eduarda: "Ela deixou sua marca pelas ruas que passou, em cada abraço que deu e em cada instante que viveu. Era uma guerreira, não desistia de nenhuma batalha. Sempre lutou bravamente por sua vida. Hoje, é uma estrela que brilha no céu."

Aida nasceu em Niterói (RJ) e faleceu em Niterói (RJ), aos 40 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Aida, Maria Eduarda Caldeira Magalhães. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Ana Helena Alves Franco, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 23 de maio de 2022.