Sobre o Inumeráveis

Bernardo dos Reis Rodrigues

1936 - 2020

As peças de dominó deram leveza à vida desse grande guerreiro que tanto amou sua família.

A família grande era o orgulho e o maior amor de Seu Bernardo. Ele e sua esposa, Josefa do Rosário, tiveram cinco filhos: Fabrício, Fábio, Fagner, Cláudio e Cláudia. E ainda criaram como filha uma sobrinha, a Socorro.

E a família foi aumentando, vindo com o tempo os netos: Giovanna, Brenda, Gleidson e Keila. E os bisnetos: Kaila, Kaue, Claudia, Laurinha e Alice.

Da memória saudosa de Fabrício, vem os amorosos detalhes na descrição do pai: "Ele tinha 1,65 m, cabelos curtos e era muito alegre. Sua maior qualidade era ser muito dedicado à família, e defeito? Não tinha".

A melhor viagem que "]Seu Bernardo gostava de fazer era à Praia de Ajuruteua, uma praia paradisíaca no nordeste do estado do Pará, que em tupi significa "terra do ajuru".

Seu Rob, como também era conhecido, era torcedor do Clube do Remo, gostava das músicas de Roberto Carlos e tinha duas paixões: açaí e jogar dominó. Mas nenhuma maior que sua amada Josefa, que no dia da partida de seu esposo, teve alta no hospital.

"Em sua cadeira de balanço, meu pai adorava contar suas histórias. É nessas memórias que eu, meus irmãos e toda a família guardaremos não só elas, mas também seus grandes ensinamentos sobre honestidade e caráter", diz Fabrício.

Bernardo nasceu em Belém(PA) e faleceu em Belém (PA), aos 84 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo filho de Bernardo, Fabrício Brito Rodrigues. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Denise Pereira, revisado por Gabriela Carneiro e moderado por Rayane Urani em 23 de agosto de 2020.