Sobre o Inumeráveis

Durval de Assis

1934 - 2020

Amava os animais, as plantas e a natureza. Ficou conhecido na cidade por vender leite de cabra e peixes.

"Gostava da vida, era brincalhão, prestativo e sempre tinha uma estória do passado pra contar". Antonio Carlos, sobrinho e afilhado de Durval, iniciou assim a homenagem que decidiu dividir com a prima Elaine Meire. Ela escreveu o emocionante e emocionado depoimento sobre o pai a seguir:

Uma pessoa feliz, que acolhia a todos, de bom coração, tinha muitos amigos e era bastante comunicativo e alegre. De grande responsabilidade, honesto e ético em tudo que fazia, não tolerava erros. Muito carinhoso e amoroso com a família e os amigos, era bastante querido por todos que conviviam com ele.

Amava música e adorava assistir a programas de calouros, desfile de carnaval e programas de auditório na TV aos finais de semana.

Adorava o mar, embora tenha conseguido desfrutar muito pouco, pois raramente viajava para o litoral.

Dedicava sua vida ao trabalho e à família. Vivia modestamente, mas não media esforços para proporcionar bem-estar à família. Sabia da importância dos estudos e desde cedo incentivou os filhos a estudarem.

Sua vida era o trabalho. Incansável, trabalhava duro e fazia o que fosse preciso. Apesar do pouco estudo, era inteligente e estudava os assuntos de seu interesse, além de aprender na prática. Entendia muito de plantas e de animais. Em seu enorme quintal, criou uma infinidade de animais, inclusive silvestres (no tempo em que não era proibido), como cães, pássaros diversos, peixes, galinhas, codornas, coelhos, veados, rãs e até jacarés!

Era conhecido na cidade por vender leite de cabra em sua casa. Sua grande paixão foram as cabras que criava em sua chácara. Dedicou-se também à piscicultura, atividade que estruturou e administrou por anos com muita competência.

Nos últimos anos encheu-se de amores por seus gatos, que cuidava como se fossem filhos. Sofria muito quando morriam. Sua gatinha Chiquinha ficou aos cuidados de sua esposa, Tereza Auresco de Assis.

Durval de Assis nasceu em Miranda, Mato Grosso do Sul, foi criado no Vale de São Lourenço, mudou-se ainda jovem para Tupi Paulista, interior de São Paulo, onde se casou e estruturou sua família. Porém, viveu a maior parte de sua vida em Cuiabá, Mato Grosso. Teve cinco filhos, sendo quatro legítimos e uma filha adotiva, seis netos e dois bisnetos.

Sempre saudável, trabalhou pesado com muita energia até os 80 anos, quando se aposentou. Mesmo assim, continuou a produzir e a comercializar mudas de plantas no quintal de sua casa. Não aceitava parar de trabalhar. Após a aposentadoria, porém, apresentou problemas cardíacos, precisando realizar uma cirurgia em janeiro de 2020.

Na sua ausência, além da saudade, fica seu exemplo de vida, força, bondade, honestidade, amor e paixão pela família.

Durval nasceu em Miranda (MS) e faleceu em Cuiabá (MT), aos 86 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelos familiares de Durval, Antonio Carlos Auresco e Elaine Meire de Assis Asquieri. Este tributo foi apurado por Thyago Soares, editado por Hélida Matta , revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 16 de fevereiro de 2021.