Sobre o Inumeráveis

Erondina da Silva Reis

1954 - 2020

Uma mãe que lutou com amor para criar os filhos.

Mãe de três filhos, Erondina encarou inúmeras dificuldades ao longo de sua vida. A principal delas foi encontrar forças para, sozinha, criar e sustentar os filhos. “Ela passou muito trabalho, mas sempre manteve os filhos debaixo das asas dela. Nunca desistiu”, relata o filho Joel da Silva Reis.

Mesmo lidando com os desafios de ser mãe solteira, mantinha o bom humor. “Era muito extrovertida, gostava muito de falar. Vivia conversando com todos”, comenta Joel. Além de ser bem-humorada, priorizava sempre o caminho da justiça e da honestidade. “Esforçou-se muito ao longo da vida”, completa o filho.

Muito religiosa, era extremamente dedicada ao amor que nutria por Deus. Mesmo enfrentando uma doença mental nos últimos anos de vida, manteve-se apegada à fé. “Era evangélica, obreira da Igreja, nunca desistiu de acreditar”, conta o filho. “Manteve-se preocupada com os seus até seus últimos dias, sempre buscando se dedicar à família”, acrescenta.

Manter a família unida foi uma das maiores conquistas da vida de Erondina. “O maior legado da vida dela foi a dedicação para criar os filhos, mesmo sem apoio. Ela foi pai e foi mãe”, comenta Joel. Ele também relembra que um dos dias mais felizes da vida de sua mãe foi quando ele terminou a graduação. “Para ela, foi uma grande vitória ter um de seus filhos formado na faculdade.”

Outro legado deixado por Erondina foi o amor e a dedicação para aqueles que conviveram com ela. “Deixou-nos uma lição muito grande, de sempre ajudarmos os mais necessitados, porque, por mais que estejamos passando dificuldades, sempre tem alguém que precisa mais que a gente”, finaliza o filho.

Erondina nasceu em Porto Alegre (RS) e faleceu em Gramado (RS), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo filho de Erondina, Joel da Silva Reis. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Martina Belotto Michaelsen, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 22 de outubro de 2020.