Sobre o Inumeráveis

Ester Fontana Machado

1974 - 2021

Posters, fotos e canecas com a estampa de seus ídolos eram comuns em sua casa.

Ester dedicou sua vida a cuidar, reunir e agradar à família. Massoterapeuta por quinze anos, amava sua profissão. Tinha muitos clientes, que faziam questão de ser atendidos por ela por seu trabalho excelente e também pela pessoa querida que era.

Ótima cozinheira, tinha prazer em encher a mesa de iguarias e reunir toda a família. Pouco importava o dia e a hora, o que interessava de verdade era ver todos juntos em volta da mesa. A família não se limitava aos quatro filhos e dois netos: irmãos e sobrinhos eram de total importância para Ester, e não é à toa que todos a consideravam uma segunda mãe.

Profissional dedicada, ela tinha pouco tempo para viajar. Mas quando a viagem era com a família, não havia trabalho, nem qualquer outra coisa que a segurasse — estar com a família sempre foi a sua prioridade. O Dia das Crianças nunca passava sem festa, era mais uma data para reunir os parentes. Ester dizia que as crianças mereciam uma festa para comemorar, e que "os grandes" podiam ter crescido, mas para ela ainda continuavam sendo crianças; portanto, também tinham o direito de festejar.

Fã de Elvis Presley e de Bruno e Marrone, nas reuniões familiares sua preferência era ouvir as músicas desses artistas. Ester também era tiete de filmes de super-heróis. Um cineminha com pipoca e um super protagonista era algo imprescindível.

Ester se foi e deixou uma imensa saudade em sua família. Era ela quem colocava todos para cima quando a tristeza tomava conta. Mas sua presença querida permanece na lembrança de todos que a amavam, e na recordação das reuniões festivas que ela tanto gostava de promover.

Ester nasceu em Sapucaia do Sul (RS) e faleceu em Sapucaia do Sul (RS), aos 46 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela sobrinha de Ester, Barbara Machado Prass. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Bábiton Leão, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 21 de dezembro de 2021.