Sobre o Inumeráveis

Etelvina Aparecida Neves dos Santos de Melo

1963 - 2020

Dona Tetel foi uma mulher firme na criação dos filhos e fazia questão de espalhar o bem pela Terra.

Bancária durante boa parte de sua vida, trabalhou duro para conseguir dar um lar para os filhos Nayara, Júlio César e Graziela.

Etelvina era conhecida por ser uma mulher forte e muito firme na criação deles, daquelas que gostava de gritar quando queria chamar a atenção.

Dos filhos, vieram os netos: Ana Júlia, Maria Eduarda, Kemily, Diego, Lucca e Ayla.

Alegre e sempre sorridente, a mãezona de toda a família, Dona Etelvina era uma baiana que foi ainda pequena para São Paulo, que amava uma feijoada e um pescado. Seu sonho era conhecer o cantor Leonardo.

Etelvina perdeu seu grande amor em novembro de 2019 e, de lá pra cá, o brilho da sua vida também desapareceu.

Etelvina era o "paizão" do neto Lucca, viveu cada segundo de seu nascimento. Com a neta Ayla, infelizmente, não foi igual ─ a vovó, que cuidou de cada detalhe para sua chegada, partiu treze dias antes de poder conhecê-la. Mas todos esses preparativos e cuidados confortam um pouco e fazem com que sua presença seja lembrada pelos familiares.

"Tínhamos uma viagem marcada para Bahia em maio, mas tivemos que adiar devido à pandemia e não conseguimos realizar. Mas, apesar do enorme choque que essa doença causou em nossa família, levando nossa mãe, sentimos que ela vive dentro dos nossos corações", diz a filha caçula.

Todos irão recordar de Etelvina com um sorriso gigante no rosto e ensinando para nunca pagar o mal com o mal, para sempre pagar o mal com o bem!

Uma mulher muito querida e amada por todos que a conheceram. Dona Tetel, a vovó Tetel, será lembrada por toda garra, alegria e pelo tanto de amor e carinho que deixou espalhados na Terra.

"Ela é nosso anjo da guarda!", finaliza Graziela.

Etelvina nasceu em Palmeiras (BA) e faleceu em São Paulo (SP), aos 57 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha caçula de Etelvina, Graziela Santos de Melo. Este texto foi apurado e escrito por Alessandra Capella Dias, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 4 de dezembro de 2020.