Sobre o Inumeráveis

Fernando Segtowick Gomes Cardoso

1942 - 2020

Tudo era motivo de festa para “Seu Fernando”, o segundo pai para os conhecidos.

Fernando nasceu e passou toda sua infância no bairro do Umarizal, na capital paraense. Aos 9 anos, ficou órfão de pai. Casou-se com dona Antonina com quem teve três filhos e três netos.

Era um excelente pai, não só para os filhos, como também para os amigos, parentes, genros e nora... Talvez por isso, era muito fácil ser chamado de “Seu Fernando” pelos conhecidos, que o consideravam como um segundo pai, já que Fernando tratava todos como se fossem filhos.

Esse sentimento de paizão foi levado para a empresa onde trabalhou. Nunca pensou em realmente parar de trabalhar, mesmo já aposentado. Seus colegas de trabalho também o chamavam, é claro, de pai.

Na casa onde morava, tudo era motivo de festa. O quintal estava sempre aberto para todos, com as comidas típicas do Pará, que a esposa fazia; principalmente a maniçoba e o pato no tucupi. No dia do Círio, grande festa religiosa dos paraenses, a casa ficava lotada.

A explosão de vida e de alegria esteve presente no último almoço que Fernando fez para os amigos do filho, para comemorar o primeiro filme selecionado no festival de Berlim. “Foi um dia de muita alegria e festa, até tarde. Parece que a qualquer hora, ele vai voltar e comandar mais uma grande festa, onde era proibido ficar triste”, diz o filho Fernando Segtowick Junior.

Fernando nasceu em Belém (PA) e faleceu em Belém (PA), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Fernando, Fernando Segtowick Gomes Cardoso Junior. Este tributo foi apurado por Samara Lopes, editado por Mateus Teixeira, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 4 de julho de 2020.