1950 - 2020
Era pura animação! Uma de suas paixões era reunir as amigas para festejar a vida.
Extremamente vaidosa, exibia as unhas sempre bem pintadas, nunca saía sem passar batom ou com os cabelos desalinhados.
Francisca, mais conhecida por "Boneca", apelido que ganhou de sua irmã e que carregou por toda a vida, era uma mulher de fibra, que enfrentou com muita paciência as dificuldades da vida. Tinha mesmo a beleza de uma boneca, e ficava toda prosa por ser chamada assim, já que não gostava muito de seu nome; mas, nem em pensamento era frágil como uma.
Ganhou uma festa surpresa quando completou 69 anos, durante a qual pôde comemorar alegremente junto de suas amigas.
"Quando minha tia conheceu o marido - que foi o amor de sua vida por 38 anos -, ela já tinha dois filhos de relacionamentos anteriores, e o amado esposo foi um verdadeiro pai amoroso para ambos, Manoel Neto e Rosane. Mais tarde tiveram juntos mais um filho, Raniê, que veio para trazer ainda mais alegria à família. Contra todas as expectativas, eles engataram um namoro, se casaram e viveram uma vida de companheirismo e de paz, graças a Deus.
Francisca nasceu em Arez (RN) e faleceu em Natal (RN), aos 70 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela sobrinha de Francisca, Diana Maria de Menezes Silva. Este texto foi apurado e escrito por Ana Macarini, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 19 de março de 2021.