Sobre o Inumeráveis

Francisco Barbosa dos Santos

1948 - 2021

Tinha aquela sabedoria que não se aprende nos livros, e sim na vida. A de Francisco lhe ensinou muito.

Era um homem simples que carregava no nome uma infinidade de significados. Livre, verdadeiro e generoso não seriam adjetivos suficientes para descrever Francisco. Era tudo isso e muito mais: era o pai da Patrícia, da Ana e da Karlene, e o avô da Sofia: eram suas meninas.

As meninas de Francisco eram, para ele, motivo de alegria simplesmente por pronunciar seus nomes. As filhas que criou com todas as dificuldades e que o faziam encher o peito de orgulho ao dizer: “Eu criei sozinho!”.

Francisco não era, porém, marinheiro de primeira viagem: aprendeu cedo a difícil tarefa de ser pai e mãe, ao cuidar dos irmãos mais novos.

Ele amava a música e tinha um bom ouvido. Era capaz de identificar uma melodia já nos primeiros acordes. Conhecido como Senhor Chicão, era sensível e pura doçura, mesmo que a fisionomia às vezes desse a impressão de rabugice.

As meninas de Francisco jamais esquecerão sua dedicação e tudo o que ele lhes ensinou.

Francisco nasceu em Itapipoca (CE) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 73 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Francisco, Patrícia Regina Bento dos Santos. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Rosa Osana, revisado por Fernanda Ravagnani e moderado por Rayane Urani em 4 de agosto de 2021.