Sobre o Inumeráveis

Francisco Chagas Evaristo

1930 - 2020

Muito trabalhador, esse cearense torcedor do Fluminense adorava ver jogos de futebol na companhia de amigos.

Francisco saiu do interior do Ceará no comecinho dos anos 50 e foi morar no Rio de Janeiro. Curtiu bastante a cidade maravilhosa e ainda continuava curtindo a vida e as coisas que gostava de fazer, principalmente conversar com os amigos no bar. Também gostava de futebol. Era torcedor tricolor fanático e apaixonado. Estava sempre com a camisa do Fluminense, inclusive quando assistia aos jogos de outros times.

Apesar da idade avançada, era ativo e ainda trabalhava em sua banca de jornais, bebia uma cervejinha e assistia aos jogos no bar, na companhia dos amigos. A parada no bar para espairecer era sagrada e obrigatória, todos os dias.

"Meu pai sempre trabalhou muito e uma de suas ocupações foi como garçom. Trabalhou em muitos eventos e serviu bastante gente famosa, inclusive personalidades como João Figueiredo, enquanto o militar era o presidente do país. Ele gostava de mostrar a foto dele servindo o ex-presidente", conta o filho Paulo Roberto.

Francisco teve ao todo 14 irmãos. Adorava a família e era muito orgulhoso dos filhos. Seu sonho era viver ainda muito tempo, passeando pelo estado do Ceará e curtindo a família e os amigos.

Francisco nasceu em Reriutaba (CE) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 89 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo filho de Francisco, Paulo Roberto Evaristo. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 17 de dezembro de 2020.