Sobre o Inumeráveis

Humberto Ferreira da Silva

1929 - 2020

Para onde fosse, Humberto tinha um chocolate para oferecer em gentileza.

Humberto gostava muito de chocolates. Ele sempre levava chocolate por onde andava. Se ele ia no banco, ele levava chocolates para gerente. Se ia no salão cortar os cabelos e fazer as unhas (sim, ele fazia as unhas), ele dava chocolate para as manicures.

Para os netos, sempre comprava da marca Ttwix e escondia no guarda-roupa para que todos procurassem e comessem. Gostava de levar todos os netos para a escola. Sempre tinha uma piada para contar. Adorava o Big Brother Brasil e o programa do Raul Gil.

Casou-se com Terezinha e com ela viveu 64 anos. Foram pais de Humberto Filho, Olga e Luiz. No casal, sempre sobrou amor. Para dar aos outros também tinha. Os dois sempre deixavam lanches no banco de trás do carro para dar aos moradores de rua. Tinham palavras bonitas para dizer e compaixão.

Com a neta Mariana, Humberto tinha um costume maior: quando a levava para os treinos de vôlei, anos atrás, dava a ela um real para comprar um espetinho de frango. Fazia de tudo pelos netos.

E agora voltamos a Terezinha. Quando Humberto foi hospitalizado por conta de complicações de saúde e pela covid, Terezinha sentiu muito a sua falta. Acometida pelo Alzheimer, ela só lembrava do esposo com toda a certeza da vida. Juntos, caminhavam na praia e faziam exercícios até.

Três dias depois da internação de Humberto, ela também estava sintomática para a covid-19 e foi hospitalizada no mesmo local. Um não sabia da condição do outro.

Terezinha faleceu primeiro. Quando Humberto sentiu a falta definitiva de Terezinha, cerca de seis horas depois, também teve de ir embora. Para conhecer mais da história dela, visite o memorial de Terezinha Araujo Lima e Silva.

Humberto nasceu em Icó (CE) e faleceu em Fortaleza (CE), aos 90 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela neta de Humberto, Mariana Fernandes. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Josué Seixas, revisado por Rayane Urani e moderado por Rayane Urani em 23 de maio de 2020.