Sobre o Inumeráveis

Irineu Ferreira Santiago

1926 - 2020

Era de poucas palavras quanto aos sentimentos, seus gestos falavam por ele.

Seu Irineu, como era conhecido, um homem do nordeste. Nasceu no Rio Grande do Norte e logo se mudou para o Ceará, onde se casou e teve seus doze filhos.

Um homem íntegro, verdadeiro, honesto e de um sorriso largo. Desde muito cedo se tornou vaqueiro, com muito orgulho e com muito amor pelos animais que cuidava. Boiava como ninguém. Era seu ofício principal, mas também era tesoureiro do sindicato da cidade de Iracema.

Foi um exemplo de pai, "mas posso dizer que foi um avô ainda melhor", como lembra a neta Tays. Mesmo longe, transmitia muito amor por seus netos, bisnetos e até tataranetos. Era admirado e querido por todos.

Na verdade, era um homem de poucas palavras, ainda mais quando se tratava de dizer sobre seus sentimentos. Mas era nos pequenos detalhes que ele demonstrava todo o seu afeto.

Tays homenageia seu avô com doces palavras e muitas saudades: "Seu Irineu, meu eterno amor e meu paradigma de integridade e alegria. Lutou, lutou muito, e foi brilhar no céu, lugar onde encontrou paz e por nós sempre olhará".

"Meu avô, eu te amo muito e não terá um dia em que eu não me lembre do seu sorriso e da primeira vez que me disse 'Eu te amo'. Todos nós amamos muito o senhor. Vá em paz, e um dia tenho certeza de que voltaremos a nos encontrar e mais uma vez eu verei aquele sorriso que só o senhor sabia dar", despede Tays.

Irineu nasceu em Mossoró (RN) e faleceu em Iracema (CE), aos 94 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Irineu, Tays Ferreira. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Marilza Ribeiro, revisado por Mateus Teixeira e moderado por Rayane Urani em 31 de dezembro de 2020.