Sobre o Inumeráveis

Jamil Santoro Moreira

1946 - 2021

Um grande contador de "causos", generoso e amável.

Jamil viveu como sempre quis, de forma simples, alegre e dedicando-se aos outros: “Ele ajudava a todos, sem distinção”, afirma a amiga Luani.

A trajetória de Jamil foi uma verdadeira lição de vida. Luani relata que, mesmo passando por diversas provações, ele sempre se manteve firme e conservou a fé: “Ele me contou que, quando nasceu, não se alimentou durante dez dias. Os médicos não lhe deram muito tempo de vida, mas sua mãe lutou, como só uma mãe pode fazer, e ele sobreviveu, como um milagre”.

Luani conheceu o amigo quando ela tinha apenas seis anos de idade e Jamil, que sempre soube o valor da solidariedade, passou desde então a protegê-la: “Ele veio trabalhar como caseiro no bairro onde eu morava com meus pais e, como não tinha família por perto, se apegou muito aos vizinhos. Viu a mim e às minhas filhas crescerem e, quando foi ficando idoso e debilitado, precisou muito de nós e eu o acolhi, como ele fez comigo desde o início da minha vida”.

Ela diz que Jamil tinha sempre muitos "causos" para contar: “Até perdi a conta de quanto tempo da minha vida passei hipnotizada pelas histórias desse grande e inesquecível amigo, um anjo que Deus permitiu viver entre nós”.

Jamil nasceu em Mamonas (MG) e faleceu em Caraguatatuba (SP), aos 75 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela amiga de Jamil, Luani de Oliveira Gomes. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Renata Meffe, revisado por Renata Nascimento Montanari e moderado por Rayane Urani em 26 de abril de 2021.