1942 - 2020
Bondosa, fazia uma cocada de licuri e o melhor bolo de leite da região. Dona de uma bondade incalculável.
Joana era conhecida como Nenê. Tinha uma vida simples na zona rural. Acordava cedo para fazer o café e sempre recebia as visitas com tanta hospitalidade, que todos se sentiam em casa.
Amava estar com a família, contar histórias, partilhar a mesma mesa. Das características que descrevem Joana, a amorosidade, a bondade e a determinação são as mais marcantes.
Cultivava uma horta, era visível a felicidade nos seus olhos ao cuidar das plantas. Gostava de cozinhar no fogão a lenha e fazia um bolo de leite e uma cocada de licuri como ninguém, deliciosos!
Foi casada com José (Zuzinha), formou uma família de 11 filhos, 34 netos e 23 bisnetos. Joana soube ver a beleza das coisas. Ensinou sua família o que são amor e união. Ensinamentos que, junto com as lembranças, mantém Nenê viva em cada coração que a amou e com quem compartilhou a vida.
Joana nasceu em Ipirá (BA) e faleceu em Ipirá (BA), aos 79 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela neta de Joana, Danilla de Almeida Felix. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Leiana Isis Oliveira, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 6 de janeiro de 2021.