Sobre o Inumeráveis

João Barbosa Neto

1943 - 2020

Pirunga, Índia Morena do Pantanal, Garça Branca, Bem: para tudo o senhor João tinha um apelido.

Eterno Vô João, João Coco, João Mineiro, ou simplesmente João. Eram tantos nomes quantas as suas histórias. Sempre tinha uma pra contar. Dono de um grande coração, cuidava com amor de uma grande horta e fazia questão de dividir com a vizinhança. Suas paixões eram a família, o Palmeiras, as novelas e os cochilos na poltrona.

Sempre bem humorado, foi um homem admirável e gentil - não importava com quem fosse, conhecido ou não, nunca deixou de ser amável. Um marido dedicado e companheiro, acordava todos os dias para preparar o melhor café do mundo, o cheiro se sentia de longe... Um pai extraordinário e um avô cativante que sempre se atentou às singularidades de cada um dos netos.

Mineiro e determinado, orgulhava-se das suas histórias. E quem conviveu com ele sempre estava envolvido em alguma delas. Dava os melhores apelidos, possuía um repertório imenso de ditados pertinentes para todas as situações possíveis e de ensinamentos para toda vida.

Deixou sua marca neste mundo e essa nunca será apagada. Deixou um legado e sua grande família seguirá seus passos, com a mesma gentileza.

João nasceu Estrela do Indaiá (MG) e faleceu Votorantim (SP), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.

História revisada por Julio Casimiro, a partir do testemunho enviado por netas Haíla e Rafaely, em 16 de maio de 2020.