1968 - 2020
A fala mansa ecoava o grande desejo de ver a família unida.
Homem simples e trabalhador, Joel nasceu em Lerroville, distrito de Londrina, numa Fazenda chamada Pininga. Depois, mudou-se para Ouro Verde do Oeste, ainda no Paraná. Bem novo, passou pela dor de perder o pai, tendo que, com os irmãos, buscar recursos para o sustento da família. Foi com a colheita de algodão que Joel iniciou sua vida laboral.
Morou por um período em Palotina, onde exerceu outros ofícios. Apesar da vida preenchida de trabalho, não faltava tempo para reunir a família, principalmente nos almoços festivos e alegres que promovia. “A sua alegria em nos ter por perto era irradiante”, conta a sobrinha Juliane.
O volume da sua voz expressava a simplicidade que carregava. Juliane lembra que a fala do tio era tão baixa que “às vezes não era possível entender o que ele queria dizer”. Nessa calmaria havia um “homem digno, trabalhador, lutador”.
A alegria diante da união familiar será para sempre um sinal da presença de Joel. Juliane encerra assim sua homenagem: “A certeza de saber que um dia iremos nos encontrar é a esperança que nos faz tocar em frente. Você era luz e sempre irá brilhar em nossos corações”.
Joel nasceu em Londrina (PR) e faleceu em Ouro Verde do Oeste (PR), aos 52 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela sobrinha de Joel, Juliane Ludvig Barbosa. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Thaíssa Parente, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 16 de setembro de 2020.