1974 - 2021
Assim que soube da gravidez da irmã, saiu contando para todo mundo que seria titio; e foi um tio extraordinário.
Jorge era o mais velho de três irmãos. O riso fácil era sua principal marca, assim como o seu imenso coração, onde sempre havia espaço para mais um.
Sua alegria estava na igreja, e seu amor pela família era inquestionável. Quando soube da gravidez de sua irmã, Martha, ficou eufórico e quis contar a novidade para quem cruzasse seu caminho. "Posso contar que agora eu vou ser titio? Será que ela vai ter um cabelão igual ao seu?", dizia ele à irmã.
Jorge esteve presente em cada momento da gestação e foi ele inclusive quem levou Martha para o hospital no dia do parto, só saindo de lá após finalmente conhecer a sobrinha Valentina, a quem chamava carinhosamente de "bichinho de Jacó". Seu sonho era acompanhar a sobrinha em sua vida religiosa e vê-la se tornar Levita.
Uma de suas maiores peculiaridades era a ingenuidade. "Sempre deixava escapar alguma coisa e acabava revelando as surpresas, parecia uma criança grande", relembra a irmã com saudade.
"A fé que ele tinha em Deus e o seu sorriso contagiante são as lembranças mais preciosas que sempre me farão sorrir", finaliza Martha, que se despede do amado irmão escrevendo:
Hey Brother, Jorge Fernandes
Estive pensando tanto em você
Sabe brother, um dia a gente vai se encontrar
Num lugar onde o brilho
Nossa chama nunca irá se apagar
Você é meu par, irmão
E nunca é tarde pra dizer
De todo coração
Que eu estarei
Sempre ao teu lado
Haja o que houver
Sempre estarei
Jorge nasceu em Niterói (RJ) e faleceu em Niterói (RJ), aos 46 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela irmã de Jorge, Martha Fernandes Lima. Este tributo foi apurado por Mariana Nunes, editado por Mariana Nunes, revisado por Fernanda Ravagnani e moderado por Ana Macarini em 17 de dezembro de 2021.