1961 - 2020
O Vovô Tuca era a personificação da paz interior.
Tuca – era assim que José Alberto era chamado desde pequeno. Um cara calmo, sempre de bem com a vida, daquele tipo que nunca ficava nervoso ou irritado com nada nem ninguém. Para ele, a vida devia ser vivida com alegria.
"Desde criança, lembro do meu irmão sempre assim. Quando alguma coisa estava errada, ele dizia 'Calma, véio! Já, já tá resolvido'", conta Nelson.
Tuca se casou e teve os filhos Renan e Felipe. Tornou-se avô de Valentina em 2017 e depois veio Antonella. As netas então passaram a ser a vida dele.
Seu último pedido foi ver as netas em uma chamada de vídeo. Assim foi feito. Ao terminar de falar com elas, chorou muito e, emocionado, disse querer voltar para as meninas.
"Meu irmão Tuca para sempre se foi. Por aqui ficamos nós, pedindo a Deus que nos dê forças para continuar. Te amo, meu irmão! Para sempre, te amo", despede-se Nelson.
José nasceu em Santo André (SP) e faleceu em São Caetano do Sul (SP), aos 59 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo irmão de José, Nelson. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Paola Mariz e moderado por Phydia de Athayde em 8 de janeiro de 2021.