Sobre o Inumeráveis

José Benedito Rocha Camargo

1954 - 2020

Suas sábias palavras revelavam o profundo contato que mantinha com leituras e escritas.

Curioso e dedicado, o Rocha, como gostava de ser chamado, estava sempre à procura de novas ideias para pôr em prática. A desenvoltura de Rocha em elaborar belos discursos fez dele um palestrante religioso na doutrina Kardecista.

Fez uso de suas palavras para levar conforto, apoio, conselhos e carinho. “Se preparava lendo muito e assistindo a muitos vídeos que o elevasse e o habilitasse para ajudar o próximo. Ele se foi e nos privou de tantas coisas boas que certamente tinha a oferecer a todos que dele se aproximavam”, relata a sobrinha Ivani.

Assim como na profissão de torneiro mecânico, em que Rocha transformava materiais em estado bruto em peças úteis para vários fins, com seus ensinamentos, ele também procurava atingir a cada um de uma forma única.

Da união de quarenta e dois anos com sua amada esposa Sueli, foi pai exemplar de dois filhos, Claudiston e Wesley, e avô amoroso de Sophia, que chamava carinhosamente de “meu dedinho”.

Sempre cheio de projetos, materializou alguns deles em prol da família: montou para os filhos uma pequena loja de material de limpeza e uma lanchonete. Seu último projeto, uma adega, infelizmente ficou inacabado por causa de sua partida.

O que reconforta a ausência de Rocha, segundo Ivani, é que “apesar de deixar a família e uma legião de amigos entristecidos por sua partida, os seus amigos espirituais devem estar desfrutando de tamanha bondade que ele soube espalhar aqui na terra”.

José nasceu em Bauru (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela sobrinha de José, Ivani Vaz Nascimento. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Júllia Cássia, revisado por Paula Ledo dos Santos e moderado por Rayane Urani em 3 de maio de 2021.