Sobre o Inumeráveis

José Bonifácio Costa Silva

1944 - 2020

Uma fonte inesgotável de solidariedade, amor, sorrisos e cultura.

Foi um homem cheio de vida e bom humor. Inteligente e sempre disposto a ajudar o próximo. Aprendeu desde cedo a valorizar as pequenas coisas e correr atrás dos seus objetivos.

Ainda jovem, começou a ajudar na renda, juntamente com a mãe, para que a família pudesse ter o pão de cada dia. Acabou interrompendo os estudos, mas não esqueceu a importância da educação: nas folgas, sempre lia e escrevia.

Casou-se, e foi pai de 11 filhos. Voltou a estudar, agora a noite. “Concluiu o ensino médio em contabilidade”, e então ganhou a vida pública: foi vereador na sua cidade, fundou a Sede dos Pescadores e entidades beneficentes. Sempre buscando ajudar o seu povo.

“Foi muito ligado à cultura de sua terra: fez blocos, bailes, danças folclóricas e outras. Escreveu vários livros, que deixou sem publicar. Tinha tantas histórias para contar. Era o sonho dele. Mas, se Deus permitir, ainda irei realizá-lo. Ele era inteligente, cheio de piadas, e adorava fazer todos a sua volta sorrirem. Sempre era convidado para eventos públicos, e tinha um discurso lindo e preciso. Era um homem honesto, trabalhador, digno e honrado. Um papai e esposo exemplar. Deixou todo um legado que será imortal. Pai, agradecemos a você por tudo que fez por nós. Te amaremos eternamente”, conta a filha Sílvia.

Seu Zé de Mário, como também era conhecido, foi um homem único. Um ser humano amável e cheio de sabedoria. Suas histórias continuarão sendo contadas, pois seu legado estará sempre presente. Já seus sorrisos, distribuídos em cada roda de diversão, seguirão alegrando muitos, e enchendo de orgulho cada um que pôde partilhar ao seu lado.

José nasceu em Viana (MA) e faleceu em São Luís (MA), aos 76 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de José, Sílvia Veloso silva. Este tributo foi apurado por Tatiana Natsu, editado por Thiago Santos, revisado por Gabriela Carneiro e moderado por Rayane Urani em 20 de agosto de 2020.