1936 - 2020
Apenas a sua alegria conseguia ser maior que a sua barba.
Dono de uma simplicidade especial, unicamente contagiante. Esse foi o “Seu Zé” ou o "Barba", para os amigos mais próximos, que não conseguia sair na rua sem ter que parar e cumprimentar os diversos conhecidos.
Casado por cinquenta e sete anos com Aparecida Maria, Seu Zé construiu seu bem mais precioso: a sua família. Junto de “Dona Cida” teve os filhos José Marcos, Roselena, Rosana, Rosemeire e Roberto, e foi abençoado por ver a família crescer com a chegada de quatro netas e de duas bisnetas: Tamires, Marina, Sabrina, Anna, Vitória e Sarah, a quem sempre mimou muito.
Foi uma pessoa muito cuidadosa e atenciosa, que se orgulhava de ter sido o responsável por salvar a vida da Sarah, sua bisneta, graças aos seus conhecimentos e à capacidade de manter a calma, mesmo em momentos extremos.
“Em 2019, quando a Sarah engasgou, todo mundo ficou muito nervoso, sem saber o que fazer, mas meu avô manteve a calma e aplicou tudo o que, quando novo, aprendeu sobre primeiros socorros e, assim, conseguiu salvá-la. Ele foi, mais uma vez, um herói”, afirma a neta Sabrina.
Tinha também um lado muito divertido e brincalhão, apenas sua alegria conseguia ser maior que sua barba. Não perdia uma oportunidade de extravasar a vivacidade na internet. Sabrina conta que uma cervejinha já era motivo de festa e de ouvir um “bota nas redes sociais”.
“Sou muito grata por todo o tempo que ficou ao meu lado. Você sempre foi uma figura muito importante pra mim”, declara-se a neta que não se esquece de cada momento feliz junto ao avô e de todo o aprendizado que ele transmitia.
“Te amo muito. Saudades eternas!”
José nasceu em Espírito Santo do Pinhal (SP) e faleceu em Campinas (SP), aos 83 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela neta de José, Sabrina Harbeck Candido Rodrigues. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Fernanda Queiroz Rivelli, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 5 de janeiro de 2021.