Sobre o Inumeráveis

José Ferreira de Oliveira

1961 - 2020

Quanto amor e cuidado ele sempre teve para dar!

O companheirismo de Seu Zé deu o tom à sua breve existência, onde prevaleceu sua dedicação em zelar pelas relações que construía. A família foi seu maior empreendimento e, mais que riquezas materiais, seu maior tesouro foi deixado em forma de ensinamentos em seu lar.

Foi com seu grande amor, Marinês Menezes, que seu Zé construiu uma preciosa família com a chegada de seus três filhos: Cislene, Camila e Mateus. Por ele, os filhos estariam sempre por perto - tinha o desejo de crescer cada vez mais a casa de modo que, ao casarem, continuassem a morar todos juntos. O apego era tamanho que a motivação da primeira viagem de avião de Seu Zé foi a saudade do neto que já não cabia no peito — foram 15 dias distantes que, para o avô, contabilizava uma eternidade.

“Ninguém nunca o encontrou sozinho, era sempre ao lado da esposa e dos filhos, sempre. O pai que muitos desejam, não existia igual. Além disso, o melhor esposo que uma mulher pode sonhar em ter, demonstrava esse amor de uma forma inigualável”, descreve com carinho a filha Camila.

Por meio de seu trabalho, também se tornou um homem inesquecível. Foi tão querido pelos funcionários de seu comércio ao ponto de tatuarem uma homenagem a Seu Zé, a quem consideravam como pai e não patrão. Para seus clientes, era sempre alguém disposto a escutar e aconselhar, já que a sabedoria foi uma de suas grandes virtudes.

A honestidade que tinha como referência em tudo que realizava o fez um bom condutor nos negócios e nas relações. “O homem mais honesto que já conheci em toda a minha vida. Deixou muitos ensinamentos, só não deixou a fórmula mágica de como superar uma dor tão grande como a de sua ausência”, destaca Camila.

Ocupou um lugar inestimável no coração de cada um que esteve ao seu lado. Sempre disposto a caminhar junto, cultivou vínculos de amor e lealdade com todos que cruzaram seu caminho.

José nasceu em Itabaiana (SE) e faleceu em Aracaju (SE), aos 58 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de José, Camila Trindade de Oliveira. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Júllia Cássia, revisado por Gabriela Carneiro e moderado por Rayane Urani em 16 de fevereiro de 2021.