Sobre o Inumeráveis

José Francisco dos Santos

1944 - 2020

Por mais de trinta anos comandou o 'Bar do Zico', em Mauá. A neta sempre passava ali para lhe pedir a bênção.

A vida proporcionou a José Francisco muitos amores. Foi casado pela primeira vez com Aparecida e com ela teve suas três filhas, Rosângela, Rosana e Regiane. Aparecida faleceu em 2007, mas o núcleo familiar continuou fortalecido na convivência com os netos Carolina, Raul, Matheus, Vinícius, Karina e Giovana.

Alguns anos mais tarde o amor bateu mais uma vez à sua porta e ele, sempre admirado e amado pelos familiares, passou a viver uma união estável com Iva. Manteve o amor incondicional pela família e pelo time do coração, o Corinthians.

Seu apelido era Zico, o que explica o nome do estabelecimento comercial que manteve por três décadas em Mauá.

Feliz, sorridente e sempre ativo, cultivava o hábito de comprar o jornal todos os dias pela manhã. Tinha um coração bom e sem maldade e estava sempre ajudando o próximo.

Carolina relembra com carinho as histórias que vivia com Zico: "Eu era muito apegada com meu avô e todos nossos momentos eram muito especiais. Algumas coisas que eu acho memoráveis são os jogos do Corinthians a que assistíamos juntos. Ele me chamava de 'Bebê do Vô' e, como o bar dele era embaixo de casa, toda vez que eu descia para a rua passava, dava um beijo nele e pedia a bênção. Se eu descesse dez vezes, dez vezes eu sempre fazia isso, e sinto muita falta!"

Seu Zico continua vivo nas lembranças e no amor com o qual segue abençoando seus familiares.

José nasceu em Garça (SP) e faleceu em Mauá (SP), aos 76 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de José, Carolina Santos. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Fernanda Ravagnani e moderado por Rayane Urani em 31 de agosto de 2021.