Sobre o Inumeráveis

José Leôncio da Silva Sobrinho

1942 - 2020

A vida não lhe sorria facilmente, mas Duda do Ceaga aproveitava as oportunidades e abria ele mesmo seu sorriso.

Conhecido carinhosamente pelos amigos como Duda do Ceaga, era religioso e muito amável.

Trabalhou por mais de 40 anos na Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga) como comerciante. Adorava a profissão que escolheu, que lhe permitiu fazer inúmeros amigos e conhecer pessoas muito especiais, cativadas por seu jeito dócil e querido.

Homem de fé, ajudou na construção de três igrejas. A Igreja de Nossa Senhora Aparecida, a Capela de Nossa Senhora das Graças e o Santuário da Divina Misericórdia têm um pouquinho de Duda na sua história e construção, enquanto ele carregou muito das igrejas e da sua importância em si. Foi ministro extraordinário da Santa Eucaristia, vicentino, coordenador do terço dos homens, que fundou ele mesmo no templo do Santuário da Divina Misericórdia, e também fundador do coral infantil de Santa Faustina. Serviu de exemplo quando criou também o grupo de oração pelo terço mariano e o Ofício de Nossa Senhora.

Escolheu dividir a vida com Maria Salomé, com quem teve nove filhos e dezessete netos. Durante 57 anos foram companheiros de jornada e partilharam dores e amores. Juntos construíram uma história de amor e respeito. Amava a família e fez o que pôde para ensinar aos filhos e netos os princípios de Deus e os caminhos da justiça e da honestidade. A vida não lhe sorria com facilidade, mas Duda sabia aproveitar as oportunidades que surgiam e abrir ele próprio seus sorrisos. Era, acima de tudo, batalhador. Nunca lhe faltou coragem de ser.

Foi muito querido por todos que o conheceram e deixou um legado de força e amor por onde passou. Caridoso e prestativo, estava sempre ajudando os que necessitavam. Através de orações e doações, fez o bem sem olhar a quem muitas vezes, e de alguma forma a bondade sempre retornou a seu benfeitor.

Apesar das dificuldades da vida, sempre conseguiu se reerguer de alguma forma. O querido Duda do Ceaga foi filho, pai, avô, esposo, amigo. Serviu a Deus com maestria e aqui na terra deixou um legado de fé e esperança para os que o conheceram. Os familiares e amigos sentem saudade todos os dias, mas levam seus ensinamentos adiante, sempre recordando Duda com o famoso versinho: “Simplicidade e honestidade, teu nome será lembrado sempre com muita saudade”. Do lado de lá, toda a milícia celeste está feliz. Receberam um reforço e tanto!

José nasceu em Correntes (PE) e faleceu em Garanhuns (PE), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de José, Jandira Leôncio Marques. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Bárbara Aparecida Alves Queiroz , revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 3 de março de 2021.