Sobre o Inumeráveis

José Maria Bortolazzo

1929 - 2020

Era de poucas palavras, mas tinha um sorriso cativante e uma sabedoria grandiosa.

José gostava de assobiar músicas do sertanejo raiz e de tocar violão. Também adorava uma festa, principalmente no dia do seu aniversário: “Nasceu no mês de junho, então comemorava na época de festas juninas. Também gostava das reuniões de família. Sem ele, os almoços de domingo não serão como antes”, relata sua neta, Andreia.

Outra paixão de José era a pesca: “Sempre que podia ia pescar no rancho, como a gente fala aqui no interior”, conta a neta, dizendo que o avô também apreciava as comidinhas simples, bem caseiras, e era um grande fã de doces.

Andreia diz que José era muito ativo e especialista em consertar coisas: “Ele teve pouco estudo, mas era muito inteligente. Um homem sem vícios, preocupado com a família. Se caracterizava pelo caráter inabalável e pela dignidade”.

Na trajetória profissional, José trabalhou em uma firma de montagem, e subia em grandes alturas. Sossegado, era de falar pouco: “Mas conquistava muitos amigos e era querido por todos”, conta Andreia, afirmando sentir muito orgulho de ser neta de uma pessoa tão íntegra.

José nasceu em Piracicaba (SP) e faleceu em Piracicaba (SP), aos 91 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de José, Andreia Jaqueline Bortolazzo. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente e Hélida Matta , editado por Renata Meffe, revisado por Lícia Zanol e moderado por Rayane Urani em 23 de janeiro de 2021.