Sobre o Inumeráveis

José Mauri Freire

1968 - 2020

Ele expressava o seu amor nos pequenos gestos.

Antes de sair e ao chegar em casa, por exemplo, sempre me cumprimentava com um beijinho. Segurava minha mão ao andar na rua, não me deixava carregar peso e me fazia companhia, deitado no meu colo, enquanto eu assistia novela ou um filme romântico. Ele nem olhava para a TV, mas fazia questão de ficar comigo. Senti o carinho e a proteção do Mauri, todos os dias, ao longo dos nossos 19 anos juntos.

Um homem cheio de energia, que começou a batalhar desde muito cedo para que não faltasse nada para a família. Perdeu a mãe aos três anos de idade, foi criado pelos avós, entrou para a metalúrgica. Também fazia bicos de pedreiro aos finais de semana. A preocupação de Mauri era proteger a família. Pai dedicado para suas duas filhas, padrasto carinhoso para a minha menina, avô apaixonado pelos dois netinhos. Eu via os olhos dele brilharem de alegria quando preparava um churrasquinho e tomava uma cervejinha bem gelada ao lado da família e dos amigos. Um homem de poucas palavras, mas todos sabiam que podiam contar com ele.

Estávamos planejando uma viagem de carro, de São Paulo a Alagoas, parando em cada ponto paradisíaco, assim que saísse a nossa aposentadoria. A gente queria passear, curtir a vida e o tempo livre. Tínhamos a certeza de que envelheceríamos juntos. Pena que não deu tempo, nossos sonhos foram interrompidos.

Antes de adoecer, meu marido estava assustado com a quantidade de gente nas ruas, fazendo aglomeração, ignorando a gravidade dessa pandemia. Ele precisava sair para trabalhar e se protegia ao máximo. É muito triste e injusto ver que ele pagou pela irresponsabilidade dos outros.

Carrego comigo as boas lembranças e uma saudade que esmaga o meu coração partido. Queria ter tido tempo de dizer para o meu parceiro o quanto sou grata por tudo que ele fez por mim. Ele era o meu porto-seguro.

José nasceu Mariluz (PR) e faleceu Guarulhos (SP), aos 51 anos, vítima do novo coronavírus.

Jornalista desta história Lígia Scalise, em entrevista feita com esposa Josefa Roseline Neri dos Santos - conhecida por Rose, em 18 de maio de 2020.