Sobre o Inumeráveis

José Otaviano Vieira da Silva

1935 - 2020

Um cozinheiro que utilizava o amor como principal ingrediente de seus pratos.

José ou Seu Zé, como amava ser chamado, era um pai encantador e trazia alegria para toda a família. Foi um homem simples, de coração gigante e que era ainda muito esperto e lúcido. Vaidoso, vivia sempre arrumadinho e cheiroso!

Foi casado com Luciana por quarenta e nove anos e, quando se separaram, ela decidiu se mudar para o interior. Nessa ocasião, o filho Sérgio Luís passou a morar com ele em São Luís, numa “mansãozinha” construída pela filha que mora nos Estados Unidos.

Adorava comemorações e seu maior sonho era fazer uma grande festa de 90 anos e, quando era perguntado se estava bem, sua resposta era sempre a mesma: "Tô vivo, minha filha".

Amava a família e uma das formas de demonstrar seu amor era comemorando e presenteando os filhos nos aniversários. Mesmo quando não estava por perto nestas datas, conseguia uma maneira de se fazer presente mandando fazer um bolo e realizando um culto de ação de graças pela vida do aniversariante.

Na cozinha era zeloso e cozinhava de tudo maravilhosamente bem. Fazia milagres com uma tapioca, fosse na forma mais comum ou num caprichado bolo. Adorava mesa farta, com muitos pratos e muita gente para comer!

A bem da verdade, sua esposa nunca cozinhou em casa. Era sempre ele que ia para o fogão, mesmo quando toda a família estava reunida em sua casa. Era um destes homens que não fogem dos trabalhos domésticos e que sabem fazer de tudo, desde lavar a roupa até limpar a casa, que estava sempre impecável.

Sabia fazer e sabia ensinar. Em seu último aniversário, a neta Jhulleany o presenteou com um bolo que fez do jeitinho que ele ensinou. Os ensinamentos do avô, além de serem considerados como uma arte para a neta, tornaram-se sua fonte de renda. As celebrações se estenderam e não pararam por aí, Seu Zé chegou a estender as comemorações pelos seus 85 anos com o neto Jhon e sua namorada em uma pizzaria.

Era um homem de fé, que vivia em constante oração e que será sempre lembrado por sua alegria, pelo empenho em reunir a família e por seus grandes banquetes temperados com os ingredientes do amor.

O filho de Seu Zé, Sérgio Luís Melo da Silva, também foi uma das inumeráveis vítimas da Covid-19 no Brasil e ele também tem sua história contada no Memorial.

José nasceu em Rosário (MA) e faleceu em São Luís (MA), aos 85 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de José, Daniela de Kácia Melo da Silva. Este tributo foi apurado por Patrícia Garzella, editado por Vera Dias, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 11 de dezembro de 2020.