1919 - 2020
Aprendeu a tocar violão com seu pai quando ainda era menino e não parou mais.
Cento e um anos de pura simpatia. Seu Zé Ribeiro, como era conhecido por toda a cidade de Belo Vale, interior de Minas Gerais, amava tocar viola e dançar forró. Sua música preferida era 'Cadê Você?' de Odair José, todo encontro de família não podia faltar no repertório.
Muito batalhador, se orgulhava em dizer que trabalhou durante 35 anos na Rede Ferroviária, sem faltar um dia se quer. Com o suor do seu trabalho construiu uma bela e grande família, ao todo são: 12 filhos, 56 netos, 25 bisnetos e 15 tataranetos que o Seu Zé Ribeiro tratava com muito carinho e zelo.
Esperto que só e com uma memória ótima, adorava contar 'causos' sobre a sua juventude, os pais e do tempo que trabalhava na Rede. "Entre os casos que ele contava, o que ele repetia sempre era de quando ele quase perdeu um filho (meu sogro) quando era criança... a pedido do médico da época ele fez uma canja de galinha bem forte, após tomar a canja ele sarou. Sempre contava e sorria todo feliz olhando pra ele", conta a neta do coração Simone.
Seu gingado faceiro e alegria com as coisas simples da vida ficarão eternamente na lembrança.
Jose nasceu São Gonçalo do Bação, Itabirito (MG) e faleceu em Belo Vale (MG), aos 101 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela Neta de Jose, Simone Cleunice Silva da Paz. Este texto foi apurado e escrito por Laís Oliveira, revisado por Thaísa Sousa e moderado por Rayane Urani em 15 de julho de 2021.