Sobre o Inumeráveis

José Renato Sousa dos Santos

1984 - 2020

Brincalhão e sempre disposto a ajudar, tinha um coração de menino e não se descuidava nunca dos que amava.

As palavras abaixo são de Isabele para seu esposo, José Renato:

Excelente filho, grande amigo, meu grande amor. Profissional exemplar, formado em redes de computadores, atuava na Vigilância de Saúde do estado do Amapá e era muito querido por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

Era tímido de início, mas quem o conhecia sabia que ele era bem brincalhão. Um coração de menino, não guardava mágoas e estava disposto a ajudar os outros o tempo todo.

Bastante inteligente, amava passar tempo no computador descobrindo mistérios sobre o espaço e a arqueologia. Também gostava de animes e músicas dos anos 80.

Era apaixonado pelos sobrinhos, que cuidava com todo o carinho do mundo, e estava sempre preocupado com a segurança daqueles que amava.

Nós nos conhecemos por um aplicativo de encontros em 2018. Ele tinha 33 anos e nunca tinha levado nenhuma namorada para casa até então, mas foi meio obrigado a me levar porque fomos assaltados no dia em que marcamos de nos conhecer e levaram minha bolsa com a chave (eu morava sozinha).

Nesse mesmo dia ele me informou que nos casaríamos, o que de fato aconteceu em setembro de 2019. Foi uma cerimônia linda na beira de um lago, ao pôr do sol, e ele se sentiu em casa com os meus familiares.

Passamos nossa lua de mel viajando: Jericoacoara, Paraty, Buenos Aires, Punta del Este. O menino que mal tinha saído de casa estava conhecendo outros países com sua amada esposa.

Ele era muito especial para nós e sempre continuará sendo.

José nasceu em Macapá (AP) e faleceu em Macapá (AP), aos 35 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela esposa de José, Isabele do Nascimento Costa. Este tributo foi apurado por Denise Pereira, editado por Júlia Paranhos, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 19 de abril de 2021.