1958 - 2020
Apaixonado por Fórmula 1 e pelo som dos motores, tinha muito orgulho de cada conquista das filhas.
Zé não perdia uma corrida automobilística. De um modo geral, ao lado da família, os carros eram sua grande paixão. Mas seu coração era grande o suficiente para demonstrar orgulho pelas conquistas de "suas meninas" ─ as filhas Roberta, Fernanda e Paula ─, pelas peripécias de "sua princesinha", a neta Larissa, e ainda seu grande amor pela esposa Beth.
Trabalhou muito e desde cedo. Tirou poucas férias durante a vida, mas sua atividade era ligada aos carros e isso o mantinha ativo, com prazer, de sol a sol. Entretanto, não descuidava da família, priorizava o cuidado com as filhas e ligava para Beth pela manhã, à tarde e à noite, todos os dias.
Outra maneira carinhosa de cuidar dos seus era com os cardápios que preparava aos domingos. Era nessas horas, durante o preparo do almoço que ele aproveitava para relembrar e compartilhar suas histórias de infância, suas inúmeras confusões na escola e as corridas de fusca.
Nesses momentos em família suas origens libanesas eram exaltadas com os charutinhos de folha de uva, a coalhada seca e muito kibe (era um costume dele moldar pequenas bolinhas com o kibe ainda cru para dividir entre as filhas e muitas vezes quase não dava para completar o kibe de bandeja). A esposa teve a sorte de aprender a fazer muito bem algumas dessas delícias da culinária árabe.
"Tantas eram as histórias... Foi toda uma vida com um pai que sempre priorizou as amizades e formou filhas com valores baseados em honestidade e união", comenta a filha Fernanda.
José Roberto deixou muito mais que os seus velhos carros e suas canetas Lamy. Para sempre ficarão suas histórias, suas receitas e todas as memórias nos corações dos seus.
"Não te esqueceremos jamais. Agora seus pais cuidarão de você, com todo o carinho que você merece!", finaliza Fernanda.
José nasceu em São Paulo (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 62 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de José, Fernanda Ramos Traboulsi. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Acácia Montagnolli e moderado por Rayane Urani em 29 de abril de 2021.