1955 - 2021
Incansável em suas batalhas, trazia o sorriso no rosto e buscava uma vida melhor para crianças e adolescentes.
Jovenildo trabalhava na Defesa Civil de Mauá, enfrentando os graves problemas de infraestrutura e buscando dar mais segurança aos moradores dos locais mais afetados.
A cada semana ele travava uma batalha pessoal para conseguir lanches decentes para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.
Ele sempre recebia as pessoas com um sorriso e, mais do que isso, dava um jeito de incluir jovens e crianças em atividades que lhes permitissem mudar a própria realidade.
Um guerreiro no mais completo sentido da palavra, que trabalhava nas madrugadas, no sol, na chuva, na seca e na poeira, subindo quilômetros nas ruas das comunidades, incansável, e que enfrentava tranquilamente o desafio de uma diabetes sorrateira.
O coração de todos que o conheciam está partido e sem consolo com seu falecimento, mas de duas coisas todos têm certeza: Jovenildo, além de insubstituível, terá sua memória para sempre respeitada.
Jovenildo nasceu em Mauá (SP) e faleceu em Mauá (SP), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela amiga de Jovenildo, Silvia Duarte. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Silvia Helena Duarte Lopes e Vera Dias, revisado por Acácia Montagnolli e moderado por Rayane Urani em 5 de maio de 2021.