Sobre o Inumeráveis

Lindaura Costa Dias

1937 - 2020

Foi mãe e fonte de força para todos.

Esta é uma carta aberta de Marcos Vinicius para a sua avó, Lindaura:

Vovó, a senhora foi lavadeira, auxiliar de serviços gerais, cozinheira... Mas, acima de tudo, foi uma guerreira.

Possuía um coração enorme, onde sempre cabia mais um. Para a senhora, nunca houve barreiras para ajudar o próximo. Seu jeito cativante e acolhedor conquistava qualquer um que cruzasse seu caminho. Muitos amigos e, até aqueles que eram apenas seus conhecidos, a chamavam de "tia", de "vó" e de "mãe", pois sempre foi exemplo de força e coragem.

Ainda cuidava sozinha de sua casa, não é, vovó? Lavava, cozinhava... e também sobrava tempo para aconselhar, sabiamente, que recorresse à senhora. Ajudava, fazia questão de estar presente em momentos bons e ruins. Percebíamos o quanto era louca pela nossa família e não tenho dúvida que, se pudesse, colocaria todos em baixo dos seus braços só pra poder cuidar de cada um, com aquele seu jeitinho.

E agora? A quem todos irão recorrer quando precisarem de alguma de suas plantinhas medicinais que cultivava com tanto carinho em seu quintal? Era conhecida por todos no bairro por isso!

A saudade que irá ficar, será enorme; a falta que me fará será incalculável e, o mais dolorido disso tudo, foi não poder prestar uma última homenagem, um velório digno para a pessoa excepcional que a senhora foi.

Agora não a tenho mais para segurar minha mão sem falar nada e permanecer assim, por um longo tempo, como sempre fazia quando estávamos juntos... Nossa conexão era enorme, um conhecia os gostos do outro, um fazia as coisas para agradar o outro e, quando viajávamos, você fazia questão que dividíssemos o quarto, a barraca... Quase todos os dias nos falávamos pelo telefone, e agora, agora só me resta a saudade...

Lindaura nasceu em Ipameri (GO) e faleceu em Goiânia (GO), aos 82 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo neto de Lindaura, Marcos Vinicius Lopes Silva. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Lígia Franzin, revisado por Mateus Teixeira e moderado por Rayane Urani em 8 de outubro de 2020.