1981 - 2020
Encarou a vida com garra, sabedoria e alegria. Fazia qualquer coisa para ver o sorriso dos filhos.
Neide, Neidoca, Luluzinha, Lu ou Fofolete... muitos eram os nomes, infinitos eram os adjetivos atribuídos a Lucineide. “Não tinha uma pessoa que não se apegasse ou gostasse dessa mulher amorosa, meiga, generosa, empática... Escandalosa, tinha a melhor gargalhada com toda certeza. A felicidade dela irradiava por onde passava”, lembra a filha Vivian.
Uma frase que Neide sempre dizia e que traduz essa mulher incrível era: “Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você”.
Preocupada em oferecer o melhor aos filhos, Neide batalhou muito. Passou por altos e baixos, mas sempre com fé, garra e um sorriso estampado no rosto. “Fez tudo o que podia e o que não podia para ver o sorriso dos filhos. Por outro lado, a alegria dela era a minha alegria e dos meus irmãos também”, conta a filha.
Mais que mãe, Vivian afirma que Neide era sua amiga, companheira e conselheira. “Pra mim, ela foi o melhor presente que tive, sempre me deu força pra vencer os obstáculos da vida”.
Neide gostava de ficar em casa e ser uma mulher “do lar”. Adorava comer a “gordurinha” das carnes nos churrascos e chocolate, segundo Vivian, Neide até escondia.
Era uma pessoa de muita simplicidade e humildade, o que encantava ainda mais as pessoas que conviviam com ela. “Chinelo era o sapato que mais gostava, não tinha luxo”, recorda a filha.
Só não podiam mexer com quem ela amava. Nesse caso, extremamente sincera, Neide mostrava seu lado “brava”, lembra com alegria Vivian.
Neide lutou muito para que Vivian concluísse a faculdade. Na formatura, não estará presente fisicamente, mas certamente estará no coração e na lembrança com seu lindo sorriso. Vivian se despede: “Obrigada por tanto, mãe! Eu sempre vou te amar e dedicar tudo a você!”
Lucineide nasceu em São Paulo (SP) e faleceu em Embu das Artes (SP), aos 39 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Lucineide, Vivian Alves. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Denise Stefanoni, revisado por Lícia Zanol e moderado por Rayane Urani em 26 de maio de 2021.