Sobre o Inumeráveis

Luís Carlos Garcia

1957 - 2020

Levava muito a sério a missão de dar uma vida digna a todas as pessoas da região periférica de Sertãozinho.

Seu Luís - mais conhecido como Garcia Líder dos Sem-Teto - tinha como principais paixões sua família e a luta por seus ideais.

Já na infância, demonstrou interesse pelo campo social. Era uma espécie de "Robin Hood" dizem os amigos mais próximos.

Foi eleito vereador em Sertãozinho por dois mandatos consecutivos, sendo eles nos pleitos de: 1983 a 1989 e 1992 a 1998.

Atuou como líder e metalúrgico inflamado e trajava um macacão de operário, da empresa Zanini. Fazia questão de lutar por melhores salários e condições para os trabalhadores sucroalcooleiros, em especial os funcionários do corte e plantio da cana-de-açúcar.

Lutou pelo acesso à moradia e a garantiu para milhares de sertanezinhos. Inclusive, criou um bairro, que foi nomeado Vila Garcia em sua homenagem. Para honrar a memória de seu pai, criou um condomínio e o batizou com o nome Geraldo Honório Garcia, em homenagem a ele. Além dessas obras, Garcia dos Sem-Teto também construiu o bairro de Vila Áurea e o Conjunto Anélio Celine.

Era tão dedicado ao seu trabalho que realizou um feito histórico: extinguiu favelas existentes em Sertãozinho, transformando-as em habitações dignas para a população.

Como lazer, Garcia amava estar em sua chácara, que também era fruto do movimento que liderava.

Era apaixonado pela vida e vivia sempre alegre e sorrindo. Apesar da idade, carregava um espírito de jovem.

Karina, sua sobrinha, ao tratar do tio, diz: "Considerava-o como o pai, foi ele quem ajudou a me criar."

Luís nasceu Sertãozinho (SP) e faleceu Sertãozinho (SP), aos 62 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela sobrinha de Luís, Karina Ferreira de Oliveira. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Alexandre Ramos Costa, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 31 de março de 2021.