Sobre o Inumeráveis

Luiz Turcato

1943 - 2020

Da agricultura aos caminhões, lutou e viveu para a família. Um amor recíproco que deixa muita saudade.

Uma infância difícil marcou a vida de Luiz, que foi o mais velho de sete irmãos. Um guerreiro que trocava diversão por muitas obrigações.

Ao vencer as etapas da vida, levando o trabalho pesado e braçal de agricultor como seu sustento, criou sua família. Casou-se com Eni, sua companheira até o fim da vida, com quem teve os filhos Luciana, Luiz Henrique e Leonardo.

Como bom agricultor, essa família foi bem fertilizada, cresceu mais e deu bons frutos com os netos que chegaram. Seu Luiz era apaixonado por Daiana, Giovana, Felipe, Jessica, Luiz Guilherme, Augusto e Luiza. O filho Leonardo lembra que o pai se derretia todo quando sua caçula Luiza dançava na frente dele. Por suas palavras: "Lembranças inesquecíveis, como tantas outras".

É também Leonardo que conta um pouco da trajetória desse pai, a quem ele carinhosamente eterniza como seu herói: "Comecei a trabalhar com ele aos 15 anos e passamos a vida inteira juntos. Meu pai era muito prestativo e nosso convívio era maravilhoso. Veio uma época de planos econômicos difíceis e ele foi obrigado a parar com a agricultura. Por ter sido desde sempre sua atividade, isso o frustrou. Aposentou-se e então compramos caminhões, procurando um novo meio de sustento e para ele continuar ativo. Hoje sigo o caminho trilhado com meu pai e trabalho em uma transportadora".

Seu Luiz, além de ser bom marido, pai e avô, era amigo de todos. Era capaz de dar a própria camisa, pois seu sentimento mais nobre era o de ser útil e servir ao próximo. Seu caráter e honestidade são valores que o filho atesta como legado deixado.

"Ele sempre será um exemplo de pai. Conseguiu, com sua história e amor, fazer com que todos os filhos fossem apaixonados por ele. Passamos muitos momentos bons juntos e não tenho queixas de meu pai. Seu maior defeito era apenas confiar demais nas pessoas", é a descrição amorosa de Leonardo.

Seu Luiz gostava de um bom "sertanejão" e adorava ir visitar a filha em Dourados (MS). A fazenda de Luciana chama-se Ouro Verde e ele se realizava com o estilo de vida lá e em matar a saudade da família.

Leonardo, que é o caçula, foi quem ficou mais perto dos pais. Apesar de todos os cuidados que tiveram, conta que o vírus invadiu seu lar. De início acreditaram que Seu Luiz estava sofrendo mais um enfarto.

Seu relato dos momentos passados é doloroso e triste. "Ver aquele homem forte chorando quando foi para o hospital doeu. O descaso e toda a dificuldade que tivemos com os atendimentos doeram ainda mais. Meu valente pai foi o segundo na nossa cidade a partir em decorrência da Covid-19. Antes de levá-lo ao hospital consegui uma singela despedida, dando um beijo em seu rosto, como sempre fazia. Talvez, em meu coração, já soubesse que não voltaria a ver meu pai. Hoje tenho minha rainha para cuidar, nossa querida mãe, que chora todos os dias a saudade de seu grande amor. Descanse em paz, meu pai! Te amo muito!"

Luiz nasceu em Pejuçara (RS) e faleceu em Cruz Alta (RS), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Luiz, Leonardo Turcato. Este tributo foi apurado por Gabriela Carneiro, editado por Denise Pereira, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 19 de setembro de 2020.