1938 - 2020
Grande conselheira, dedicou sua vida a ajudar e a acolher as pessoas.
Dona Luizinha. Engana-se quem se deixa levar pelo apelido diminutivo, que denota uma certa fragilidade. Quem a conheceu sabe que não é nada disso e não tem dúvida: Luiza era uma fortaleza, a matriarca da grande família Alves Costa.
E para essa família ela foi tudo. Mãe dedicada, avó amorosa, sempre pronta para acolher quem mais chegasse. Estudou só até o quarto ano, mas aprendeu com a vida os caminhos até o coração dos seus. Márcia, uma das quatro netas de dona Luizinha, relembra com carinho de seus ensinamentos. "Ela sempre tinha uma palavra amiga para mim. Foi a minha primeira professora, a mais amável e a que mais me ensinou", conta.
Luiza se casou uma vez e foi mãe de nove filhos: Ambiaci, Aldeci, Alcioneide, Alcemir, Alrineide, Alcireide, Adeilton, Aldaires e Auricelia, para quem a mãe tinha uma virtude que se sobressaía às demais. "Ela possuía a mania de ajudar os outros, estava sempre pronta para servir. Era uma psicóloga sem ter feito a faculdade e sempre tinha uma palavra para cada situação, uma solução para tudo", conta a filha caçula.
Conselheira de mão-cheia, com uma fé inabalável e uma atitude positiva diante de qualquer obstáculo que a vida lhe impôs, dona Luizinha soube repartir sua alegria com os amigos, os vizinhos e todos aqueles que vivem agora o enorme vazio de sua ausência.
Luiza nasceu no Ceará e faleceu em Lago da Pedra (MA), aos 82 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha e pela neta de Luiza, Auricelia Alves da Costa e Márcia Cristiene da Costa Gomes. Este tributo foi apurado por Viviane França, editado por Cristina Piasentini, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 13 de setembro de 2020.