1929 - 2020
Cuidadosa e amorosa com todos, Dona Luci não deixava ninguém passar por sua casa sem comer bem.
Luíza ou Dona Luci, como gostava de ser chamada, era filha de nordestinos. Nasceu em Santa Tereza, mas viveu em Sooretama, uma vida simples, porém regada de cuidados e amor por parte da família. Foi amada e respeitada por todos que a conheceram.
Foram 70 anos de união ao lado de Ovídio, muitos deles de lutas junto aos filhos. Eram nas diferenças que Ovídio e Luci se completavam. Ao contrário do esposo, ela era uma pessoa quieta e não gostava de muito barulho, mas amava quando a família estava reunida e a casa cheia. Ficou muito triste quando esse vírus chegou ao Brasil e afastou as pessoas do seu quintal. Era uma pessoa de fé, amorosa e solidária.
Ninguém passava por sua casa sem comer algo. Os necessitados sempre apareciam pedindo comida e ela compartilhava e dizia: “Comida cozida não nasce mais”. Aos 90 anos, já estava cansadinha, mas firme. Seu Ovídio Tragino também faleceu por Covid-19, com a diferença de poucos dias e há uma homenagem para ele aqui no Memorial Inumeráveis também.
A neta Luana, em nome de toda a família, faz uma singela homenagem aos avós que ofereceram tanto amor e cuidado a todos: "Quis Deus chamar para junto Dele os dois de uma só vez, deixando nossos corações dilacerados pela perda de duas pessoas tão importantes em nossa família. Luíza foi primeiro, para recebê-lo com carinho e cuidado, assim como o tratava em vida. Dois dias depois, Ovídio partiu ao encontro da companheira de tantos anos.
Através deles somos pessoas melhores e faremos de tudo para que se orgulhem de nós, de onde estiverem. Luíza nos deixa uma lição linda de amor aos filhos, netos, bisnetos, amigos e agregados."
Luíza nasceu em Santa Tereza (ES) e faleceu em Sooretama (ES), aos 90 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela neta de Luíza, Luana da Silva Tragino. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Raiane Cardoso, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 13 de janeiro de 2021.