Sobre o Inumeráveis

Luzia Teixeira de Andrade

1968 - 2020

Luzia sempre foi curiosa e muito determinada. Artesã de mão cheia, gostava muito da arte do crochê e da pintura.

Quando criança não teve oportunidades de estudo, mas isso não a impediu de se instruir depois de adulta, numa fase mais madura da vida. Às vezes passava horas num esforço tremendo para aprender as coisas, e mesmo com as dificuldades que surgiam ela não desistia do aprendizado.

Ultimamente, vinha se dedicando à costura, pois já dominava a arte do crochê e da pintura. Durante a pandemia, fez máscaras de proteção para a prefeitura.

Sonhava em trabalhar na área da saúde, atuando como técnica de enfermagem e depois como enfermeira. Quando um dos netos sofreu um acidente grave em 2018, Luzia abriu mão do sonho de cuidar de várias pessoas e ficou responsável por apenas uma. Aprendeu técnicas de enfermagem, e se dedicou inteiramente aos cuidados médicos do paciente, que teve a melhor enfermeira particular que poderia ter.

Era católica fervorosa. Devota de Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Aparecida, estava sempre com um terço na mão, pedindo por aqueles que necessitavam de proteção e amparo. Ia à missa todos os finais de semana, rezava o terço e participava de grupos de oração da igreja. Também trabalhava ajudando em acampamentos da paróquia, sempre disposta a ajudar quem dela precisasse.

Foi casada com Izael, companheiro de vida durante 35 anos. Um casamento cheio de carinho, respeito e amor. Juntos os dois tiveram dois filhos e dois netos. A família era pequena e muito unida. Almoçar em família era sagrado, assim como o amor e a devoção que tinham um pelo outro.

Luzia era o retrato da solidariedade e da fé. Construiu uma vida sob os pilares firmes do amor, e deixou um legado de carinho e esperança que nunca será esquecido. Aqui, os familiares e amigos sentem saudade todos os dias, mas do outro lado, Nossa Senhora ganhou uma ajudante muito, muito especial.

Luzia nasceu em Itaquiraí (MS) e faleceu em Dourados (MS), aos 51 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Luzia, Cristiane de Andrade. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Bárbara Aparecida Alves Queiroz, revisado por Ana Macarini e moderado por Rayane Urani em 6 de março de 2021.