Sobre o Inumeráveis

Luzia Torres de Camargo Arante

1954 - 2021

Era na culinária que expressava seu amor pela família.

Disposta e ativa, se dedicava à sua família como ninguém; seu amor podia ser sentido no cuidado com cada um, ao preparar a melhor comida e estando presente nas situações difíceis e nos momentos alegres com todos. Sua disposição e dedicação também podiam ser vistas na caminhada matinal e rotineira, fielmente cumprida às seis da manhã.

Com seu esposo Osvaldo teve um casal de filhos, Ricardo e Rosemara, casados com Lilian e Fernando, respectivamente. Eles experimentaram um amor maternal vindo de Dona Luzia, assim como seus netos, Amanda e Mateus, que foram cuidados desde pequenos com muito carinho. Como lembra Lilian, “ela mimava muito todos nós, gostava muito de dar presentes para a família e estávamos sempre juntos”.

Um dos momentos mais esperados por seus familiares era o almoço de domingo, quando eram recebidos por Luzia com sua alegria contagiante, que dividia espaço com a dedicação primorosa em preparar a melhor refeição, com destaque para a feijoada, e não esquecendo do café com pão e bolo caprichosos para uma tarde regada a afeto.

Sempre atenciosa, pensava no outro de forma única e podia demonstrar na entrega a tudo que se dispunha a realizar. Um exemplo disso era o churrasco preparado por sua sogra, “pensava em tudo, tudo mesmo. Não deixava faltar nada. Era uma entrega, ela fazia tudo de coração, com muito amor e era possível sentir isso”.

Luzia experimentou e pôde fazer sua família experimentar não só da melhor culinária, como também de um amor que simbolizava dedicação, união e companheirismo. Momentos que eternizarão a melhor mãe, avó, sogra e esposa nas lembranças de quem teve o privilégio de dividir a vida com ela.

Lilian finaliza sua homenagem externando sua gratidão, “obrigada Luzia, muito obrigada por tudo! Inesquecível, maravilhosa, incrível! Você é tudo pra nós, te amamos muito, muito, muito! E para sempre”.

Luzia nasceu em Pirajui (SP) e faleceu em Bauru (SP), aos 66 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela nora de Luzia, Lilian Tatiana Lopes Arante. Este tributo foi apurado por Larissa Reis, editado por Hortência Maia, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 27 de outubro de 2021.