1979 - 2020
Era opescador de tucunarés "dos grandes", o pipoqueiro oficial das filhas e o grande amor de Iracema.
Flamenguista de coração, Marcley gostava de churrasco, de uma boa conversa e de receber amigos e familiares em sua casa para comemorar o que quer que fosse. Iracema, sua esposa, diz que ele foi um companheiro carinhoso e gentil: “Generoso, estava sempre de bem com a vida e tinha muita fé em Deus”.
Ela afirma que o marido também era um filho atencioso e, preocupado com os pais, visitava-os diariamente: “Adorava pescar na companhia de seu grande amigo, seu pai. E se realizava pegando tucunarés dos grandes”.
Apaixonado pelas filhas Yasmim, Ingrid e Maria, fazia questão de assistir às séries que as meninas mais gostavam, só para estar junto delas. "Marcley era o fazedor de pipoca oficial das filhas. Programava as pequenas viagens em família, os passeios, pescarias, caminhadas... Compartilhava com elas o sonho de vê-las cursando uma faculdade e se prontificava a estar bem pertinho sempre que precisassem”, relata Iracema.
Acompanhava também a filha caçula, Maria Eva, de 4 anos, em todos os lugares e atividades. A esposa conta que Marcley se desdobrava para realizar os desejos da pequena: “Sempre dizia ‘o pai cuida da filha, o pai leva a filha, o pai compra para a filha, o pai ama a filha’ ... e lá estava ele assistindo desenhos, enchendo a piscina, comprando brinquedos ou levando ela para passear, no maior bom humor. Maria Eva agora diz, com tristeza, que o pai era a alegria da casa”.
Iracema e Marcley compartilharam muitos sonhos e projetos ao longo de 22 anos juntos: “A partida, de uma hora para a outra, deste homem tão paciente e tranquilo deixa um vazio tão grande, que não pode nem sequer ser dimensionado, na vida de todos que o amavam”, lamenta, com gratidão e saudade.
Marcley nasceu em Manaus (AM) e faleceu em Careiro (AM), aos 41 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela esposa de Marcley, Iracema Carvalho Fontes. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Renata Meffe, revisado por Ana Macarini e moderado por Ana Macarini em 4 de abril de 2021.