1942 - 2020
Trocou a coroa por uma armadura.
Dona Maria nunca levou uma vida de princesa, mas isso nunca afetou a sua vida.
Criou três filhos passando por muitas dificuldades, muitas vezes sem ter o que dar de comer a eles. Batalhou muito e conseguiu lhes dar uma vida digna, através do seu trabalho de empregada doméstica. Trabalhou até os 67 anos de idade!
Esquentadinha, extremamente apaixonada pelos netos e bisnetos. Dona Nenê era a protetora, a que cuidava de todos, estava sempre preocupada, dedicava seus dias a cuidar da família.
Suas últimas palavras antes de partir foram: “Cuide das crianças, te amo”.
Maria não teve a vida de princesa com que todos sonhamos. Mas ela foi muito mais que uma princesa, foi esposa casada com Gonçalo Silvério de Carvalho, que veio a falecer vítima da Covid-19 dois dias após ela. Foi mãe de três filhos: Joana Darc Silvério de Carvalho, Paulo César Silvério de Carvalho, Francisco Silvério de Carvalho, que veio a falecer vítima da Covid-19 nove dias após o falecimento dela. Foi avó de dez netos, foi bisa de três.
Nené foi uma guerreira, foi nossa matriarca, foi o elo de nossa família. Nené foi e sempre será a nossa rainha!
Maria nasceu Maria da Fé (MG) e faleceu São Paulo (SP), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela neta de Maria, Natália Silvério. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Cassio de Campos, revisado por Otacílio Nunes e moderado por Rayane Urani em 16 de setembro de 2020.