Sobre o Inumeráveis

Maria Clara Silva dos Angelos

1930 - 2020

Uma mulher à frente de sua época, Maria Clara sonhou, realizou, nunca se entregou e ensinou muito aos seus descendentes.

Maria Clara sempre foi uma pessoa querida, amiga, sorridente, sonhadora e desafiadora. Nasceu em 1930 e sempre esteve à frente do seu tempo. Tinha uma postura de vida diferente das mulheres de sua época, tendo se tornado exemplo de mulher feminista, sonhadora e concretizadora.

Por seus desejos e aspirações modernistas, a mãe de oito, avó de dez e bisavó de três, quase sempre foi incompreendida pelas pessoas ao redor. Mesmo com tantos filhos e netos, nunca foi afeita às atividades do lar.

Quando estava na faixa dos 30 anos, decidiu prestar vestibular para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto com o seu filho mais velho. Somente ela foi aprovada. Nessa vitória, muitas adversidades aconteceram ao longo de toda a graduação. Mas, anos depois, estava formada em Biblioteconomia e se aposentou como professora.

Amava viajar, porém tinha medo de avião. Mas isso jamais impediu que Maria explorasse este mundão. Ela viajava de navio, de ônibus, de carro. Ela ia. Ela sempre foi. Ela sempre fez. Ela nunca parou. Ela nunca esperou.

Maria era linda e vaidosa, além de ser muito inteligente e caridosa. Era dona um olhar expressivo e brilhante, que sempre representou uma vida cheia de risada, música, arte, fé, família, amigos, viagens, aventuras, e também muita força para transpassar todas as dificuldades e dores da caminhada de seus 90 anos.

Maria Clara foi guerreira, passou por tanta coisa. Mesmo com muitos desafios, sempre se reerguia. E sorria. Nunca se entregou. Lutou e muito contra essa doença.

"Maria Clara Silva dos Angelos vive e viverá no coração de todos que ela tocou ao longo da sua brilhante jornada. Ela foi tantas coisas... nos ensinou tanto... Ela viveu muito! Continue brilhando, esposa, avó, bisavó e amiga, Maria Clara", disse a neta Anna Carolina.

Maria nasceu em Rio Grande (RS) e faleceu em Porto Alegre (RS), aos 90 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Maria, Anna Carolina Angelos Cardoso. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Raiane Cardoso, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 5 de janeiro de 2021.