Sobre o Inumeráveis

Maria Coelho do Nascimento

1951 - 2020

Era louca pelo Roberto Carlos. E a generosidade sua marca registrada.

Mãe de quatro filhos, avó de sete netos e bisavó de quatro bisnetos, Maria gostava de ter a casa cheia de familiares e amigos. “Todos que a conheciam queriam também ser seus filhos. Minha mãe sempre tinha uma palavra amiga para aqueles que a procuravam”, relata a filha Alexandra.

Ela conta que Maria era uma mulher de fibra e que, embora tenha sofrido muito na vida, jamais deixou-se abater: “Ela era guerreira. Não tinha dificuldade que a impedisse de lutar para conseguir melhoras”.

Louca por Roberto Carlos, Maria nunca perdia o especial de final de ano do cantor. Sua maior paixão, entretanto, era mesmo a família. “Seu sonho era que os filhos estivessem sempre bem. Ela era a luz de todos os entes queridos”, afirma Alexandra.

A filha conta que Maria estava vivendo um momento de vida muito feliz ao lado do companheiro, no lugar que escolheu para passar seus dias, pertinho do mar. “Quando começou o isolamento social fui ficar com minha mãe no sítio em que morava e tivemos ótimos momentos indo atrás de frutas para fazer doce e polpas. O isolamento se estendeu muito e tive que voltar para casa, mas como foram maravilhosos aqueles nossos momentos! A última visita que fiz a ela vai ficar marcada para sempre no meu coração”, relata.

Alexandra leva consigo outras muitas lindas histórias do convívio com a mãe: “Nunca vou esquecer também tudo que ela fez por mim quando minha filha nasceu”, diz, contando que Maria fazia o bem sem se importar a quem: “Ela será sempre lembrada por sua incrível bondade”.

Maria nasceu em Jaboatão dos Guararapes (PE) e faleceu em Paulista (PE), aos 68 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Maria, Alexandra Maria de Souza Silva. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Renata Meffe, revisado por voluntário e moderado por Rayane Urani em 13 de setembro de 2020.