Sobre o Inumeráveis

Maria da Conceição do Nascimento Silva

1959 - 2020

Amava viver o tempo na praça, correndo, deitada na rede, ou cuidando das plantas que tinham ali.

Dona Ceça foi uma mulher cheia de facetas e que buscava ser a melhor versão que podia em cada uma delas. Era muito ativa, gostava de se exercitar e de correr diariamente; tinha uma vitalidade de adolescente, como lembram seus filhos. Também se alegrava bastante com as festas - gostava de organizar os eventos da família, das amigas, do grupo de seus treinamentos e de datas comemorativas. Por outro lado, ficar deitada na rede na praça era seu momento de paz.

Maria tinha o dom de ser cuidadora, com esse zelava de si mesma, da família - que era sua paixão - e de seu lar. Seus filhos contam que ela “gerenciava” a família com muita maestria. Na frente de sua casa havia uma pracinha que ela visitava sempre, e que felizmente também recebeu sua atenção. Fazia questão de mantê-la: podava, varria, aguava, e hoje em dia é uma das praças mais aconchegantes da cidade, muito por sua causa!

Maria da Conceição teve um casamento duradouro. Ela e o marido tinham perfis parecidos, só não combinavam tão bem na dança, quando um ia para um lado, o outro bailava para o lado oposto, sempre embaralhavam os pés. Tiveram três filhos, Kennyo, Kenny e Katiuchy. O fato da casa estar cheia, com filhos, netos e primos a fazia muito feliz.

Foi uma mulher forte que viveu para as pessoas que amava. Dedicou-se ao que acreditava, e mesmo que discordasse de alguma coisa, fazia de tudo para dar certo no final. Foi e será um lindo exemplo para sua família, de cuidado e perseverança. Será sempre lembrada por seus belos ensinamentos, sua simpatia, generosidade e por sua risada que era contagiante e que alegra as memórias de sua família.

Maria nasceu em Paulista (PE) e faleceu em Paulista (PE), aos 61 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo filho de Maria, Kennyo Miguel . Este texto foi apurado e escrito por jornalista Gabriela Pacheco Lemos dos Santos, revisado por Ana Helena Alves Franco e moderado por Rayane Urani em 9 de julho de 2021.