Sobre o Inumeráveis

Maria das Graças de Souza Francisco

1963 - 2020

Ainda criança foi presenteada com um item bastante incomum para sua idade: uma batedeira de verdade.

Maria das Graças passou a infância com os pais e seus dois irmãos. Ainda menina, sua brincadeira predileta era inventar comidinhas de mentira feitas de barro. Com o passar dos anos a culinária se tornou uma paixão ainda mais presente em sua história, fazendo com que ficasse famosa pela qualidade de seus quitutes. Em 2021 realizaria seu maior sonho, se formar Chef Culinária.

Aos 13 anos sua mãe faleceu, fazendo com que Maria tivesse mais responsabilidades e encontrasse na fé forças para seguir adiante. "Forjada no aço" como relembra sua filha Thalita, ela foi uma mulher de coração bom, que não podia ver uma pessoa precisando de conselho, abraço ou conforto, logo era sempre a primeira a querer ajudar.

Foi casada por 38 anos com José Elcio com quem teve dois filhos, Thalita e Rodolfo. Uma família unida que enfrentava todas as dificuldades lado a lado. Amou intensamente seus quatro netos: Guilherme, Beatriz, Bella e Lucas.

"Minha avó me ensinou a cozinhar, me levou para os caminhos de Deus e nas vezes em que pensei em desistir ela me estendeu a mão. Sempre falava essa frase: "a vovó está aqui". O Lucas pedia para ela ensiná-lo a cozinhar e habitualmente eles assistiam desenhos juntos", relembra a neta Beatriz cheia de saudades.

Maria das Graças sempre orava pelas pessoas e era amiga de todos. Quando se sentava no sofá para assistir suas séries favoritas, tinha a mania de ficar enrolando um cacho do seu cabelo.

Gostava muito de fazer crochê, cantar louvores e inventar receitas diferentes. Em sua casa nunca faltava um bolo, um salgado ou uma bolachinha. Um pouco estabanada, sempre tropicava, virava o pé ou caía na rua, divertindo a família e os amigos com as histórias dos seus tombos.

"O maior ensinamento que ela me trouxe, foi a persistência de nunca desistir de um sonho e sempre ter fé em Deus. Que para tudo tinha um jeito." Relembra a filha Thalita com muito amor.

Maria nasceu em São Paulo (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 57 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Maria, Thalita de Souza Francisco. Este tributo foi apurado por Mariana Nunes, editado por Mariana Nunes, revisado por Magaly Alves da Silva Martins e Ana Macarini e moderado por Ana Macarini em 17 de dezembro de 2021.