Sobre o Inumeráveis

Maria de Abreu Rodrigues

1934 - 2020

Amava fazer tricô e enfeitar os panos de prato com belíssimos biquinhos de crochê.

Devota de Nossa Senhora Aparecida, Maria viajava anualmente para Aparecida (SP) para agradecer e fazer suas preces à Nossa Senhora. Também manifestava sua devoção na paróquia de Pirajaí (RJ), cidade onde nasceu, cresceu e desabrochou. Sua fé em Deus e respeito às pessoas marcaram o coração dos seus familiares.

Maria e sua irmã gêmea nasceram em uma família de origem e costumes portugueses, aprenderam desde cedo a ater-se às regras da casa. "Meu avô era de Lisboa, em Portugal. Ele não as deixava sair", relembra a sobrinha Ana Carla. Toda rigidez não alterou a essência de Maria que sempre foi a calmaria em pessoa, muito carinhosa e transmitia pelo olhar o que havia dentro do seu coração: paz e bondade. "Ela me tranquilizava sem precisar falar", lembra Ana Clara.

Maria casou-se, teve seis filhos e o privilégio de acompanhar o crescimento de sua família, tinha muitos sobrinhos, netos e bisnetos. Tratou-os sempre com amabilidade e serenidade. Dedicou-se a cuidar dos filhos e marido, ocupando-se do lar. Fazer tricô era uma paixão: "Tenho muitos panos de pratos com bicos feitos por ela com muito amor", orgulha-se a sobrinha do talento da tia.

Gostava de degustar sorvetes, saborear um peixe e uma boa pizza. Ana Carla lembra do dia que levaram Maria para conhecer o shopping pela primeira vez, ela ficou deslumbrada. A família se despede com gratidão e com a certeza de que essa mulher de fé foi acolhida por Nossa Senhora com todo amor que ela merece.

Maria nasceu em Piraí (RJ) e faleceu em Piraí (RJ), aos 86 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela sobrinha de Maria, Ana Carla Dias. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Denise Stefanoni, revisado por Claiane Lamperth e moderado por Rayane Urani em 22 de março de 2022.