Sobre o Inumeráveis

Maria de Lourdes Bentes Carneiro

1941 - 2020

Tacacazeira, dona de uma gargalhada inesquecível!

Se tinha alguém que gostava de gente, essa era a Lurdinha!

A aposentada adorava contar piadas e fazer as pessoas rirem. Por isso, estava sempre bem acompanhada e deixava amigos por onde passava.

O coração enorme abrigava os quatro filhos, netos, bisnetos e o restante da família e dos amigos - tinha espaço para todo mundo.

A mulher que nasceu para ajudar o próximo mudou-se de Santarém para Belém, para viver com Iranilce, uma das filhas. E, uma vez por ano, voltava para sua cidade do coração, para visitar a família e a mãe, ainda viva.

Maria de Lourdes era conhecida pelos tacacás que vendia e por ser boa de papo: falava pelos cotovelos e contava a todos tudo o que via na televisão.

Era muito parceira dos filhos. A filha lembra quando, diariamente, a mãe a esperava chegar do trabalho e, caso houvesse um atraso qualquer, já vinha logo dizendo: “Poxa minha filha, demoraste a chegar”.

Dona de um sorriso fácil e alegria contagiante, partiu deixando sua marca nas pessoas. Sua última preocupação foi dizer à família o quanto os amava.

“Se 10 vidas eu tivesse, escolheria ela 10 vezes para ser minha mãe”, encerra a filha.

-
Lurdinha, como era conhecida, era mulher amiga, animada e sincera.

A tacacazeira carregava uma deliciosa gargalhada e era apaixonada pela companhia de sua família – o marido Iracildo e os filhos Iranilce, Ivanildo, Iracenildo, Iracelino e Yany.

Sempre muito bondosa, além de fazer deliciosos tacacás, Lurdinha era também auxiliar de limpeza.

Nos últimos dias de vida, vivia fugindo para visitar sua mãe. Guerreira até o último momento, Lurdinha poderia ser resumida pela frase “Faz a tua parte”.

"Por aqui você fez a sua. Seguiremos fazendo a nossa", declara a filha Yany.

Maria nasceu em Juruti (PA) e faleceu em Belém (PA), aos 79 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelas filhas de Maria, Yany e Iranilce. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Maria Luiza Gonçalves e Bruna Rodrigues Coppedé, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 12 de junho de 2020.