1946 - 2020
A mulher mais conhecida e amada do Morro Bom Jesus. Fez de sua casa o acolhimento para os menos favorecidos.
Conhecida como Maria do Morro, essa mulher guerreira e destemida aprendeu desde cedo a se defender, e ainda oferecia sua força em defesa do próximo.
No Morro Bom Jesus, lugar onde nasceu e se criou, tornou-se uma figura célebre e muito querida pelos moradores. Foi líder comunitária por mais de trinta anos, e acolhia em seu lar quem precisasse de ajuda.
Maria do Morro era funcionária pública e mãe de quatro filhos que a amavam e respeitavam.
Por brincadeira, costumava mentir que estava em casa quando alguém ligava para ela, e arrematava a conversa logo perguntando: “Você não tem fé, não?”
Segundo a filha Ana Gorette, "Em razão de sua fé inabalável, ela exerceu sua passagem nessa vida com muito louvor". No entanto, a filha acredita que a mãe minimizou a gravidade do momento. "Ela subestimou esse vírus que nem a medicina sabe como cuidar, pois, cada pessoa reage de uma forma".
A matriarca será sempre lembrada como a Maria do Morro e deixa uma lacuna no coração de todos que ficaram neste plano.
"Vai com Deus", despede-se Ana.
Maria nasceu em Caruaru (PE) e faleceu em Recife (PE), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Maria, Ana Gorette da Silva. Este tributo foi apurado por Lila Gmeiner, editado por Mariana Quartucci, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 17 de janeiro de 2021.