Sobre o Inumeráveis

Maria de Nazaré Pinto Rodrigues

1951 - 2020

Uma mulher de luz. Por onde passou, deixou um pouco de amor, solidariedade e sabedoria.

Uma pessoa adorável, cheia de bondade e afeto. Era reservada, observadora, mas não se deixava intimidar pelas situações da vida. Ao contrário, encarava cada uma de frente, com luta e sacrifício.

Era obstinada, não aceitava jamais que lhe dissessem que ela não conseguiria. Foi adiante e enfrentou os desafios com muita sabedoria e dedicação. Sempre vibrando ao final de cada conquista.

“Com nome de mãe e de santa, era o esteio de sua família. Mãe, avó dedicada, irmã, tia, filha. Era também madrinha, amiga, trabalhadora. Uma mulher ética e sensível. De risos contados, mas incansável na arte de observar e sentir tudo e todos que a cercavam”, relembra a filha Andréa.

Sua humanidade era tamanha ao ponto de nunca deixar de ajudar, mesmo diante das situações que a desafiavam ou entristeciam. Ponderava, e então criava um modo de tentar auxiliar, tornando-se mão amiga e estendida aos que a procuravam.

“Abrindo o sorriso, e se revelando na bondade e caridade, Maria de Nazaré é uma linda menina-mulher com jeito de bouquet de rosas coloridas. Vestida de lindos tecidos estampados, ornada com brilhos dourados, perfumosa à patchouli. Com alma de mata cheirosa à beira dos igarapés, dançando ao som do Carimbó de nossa terra, que desejava seguir na lembrança dos que a amam”, narra Andréa.

Maria de Nazaré foi um ser único. Uma fonte inesgotável de sabedoria e aconchego. Ajudou o quanto pôde, e deixou ensinamentos valiosos em cada um que partilhou ao seu lado.

Sua filha, Andréa, finaliza a homenagem delicadamente: “Maria de Nazaré, minha mãe que nos enche de orgulho. Saudade e fé de que sua partida é um até breve, e que irá adiante plantando amor e vibrando luz. Te amamos pela eternidade”.

Maria nasceu no Pará (PA) e faleceu em Belém (PA), aos 69 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Maria, Andréa Cristina Pinto Rodrigues. Este tributo foi apurado por Malu Marinho, editado por Thiago Santos, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 29 de agosto de 2020.