1952 - 2021
Morou por mais de cinquenta anos na mesma casa, o que a tornou conhecida e querida por todos do bairro.
Dona Maria Helena era uma mulher com vontade de viver, apaixonada pela vida, que gostava conversar com suas vizinhas e amigas, além de apreciar ouvir louvores todas as manhãs.
Amava sua família de uma forma incrível, brigando quando necessário, mas também sabendo acolher com a mesma intensidade. Alegre e divertida, tornou-se uma avó bem moderna. Estava prestes a ser bisavó pela quinta vez.
Maria Helena, que nem mais precisava trabalhar, era super comunicativa e cuidava de idosos da mesma maneira que o fazia com seus sete filhos, treze netos, quatro bisnetos, noras e genros.
Dirigia também um carinho especial para seus gatinhos e cachorrinhos. Tanto que, no dia em que foi internada, sua cadelinha a acompanhou até o carro e, quando seu filho retornou à casa pela primeira vez, foi recebido pela mesma que chorava como se perguntando onde sua dona estava.
Ela continua sendo uma pessoa amada pelos seus familiares, que carregam a certeza de que se reencontrarão um dia.
Maria nasceu em Itapeva (SP) e faleceu em Suzano (SP), aos 69 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela nora de Maria, Elisangela Oliveira Rodrigues. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por W. Barros Dantas Paniagua e moderado por Rayane Urani em 6 de agosto de 2021.